O GERENTE PERFECCIONISTA

O protótipo desse sistema e talvez a sua expressão mais simples é uma família em que a mãe está sempre presente junto aos filhos e o pai, por trabalhar em outra cidade ou até outro país, só está presente periodicamente, nos fins de semana, uma vez por mês, às vezes, ficando longe por períodos bem mais longos. O pai distante quer, toda vez que vem, um relatório detalhado do comportamento dos filhos. Para produzir esse relatório minucioso, a mãe precisa ter controle absoluto do comportamento dos filhos, de modo que nada pode ser feito sem a permissão explícita dela. Lembro-me de conversar com uma mãe assim, que veio com sua filha de 9 anos, em minha sala de conferências. Havia um quadro branco com vários pincéis e sugeri que a criança desenhasse no quadro enquanto conversava com a mãe. A criança interrompia a nossa conversa para pedir permissão a cada vez que quisesse mudar seu comportamento, por exemplo, toda vez que quisesse trocar de pincel, mudar o desenho, mudar de posição no quadro, escrever uma frase... A conversa com a mãe não foi possível.

Leia mais
Equipe IbraPNL
EFEITO PLACEBO E EFEITO NOCEBO

Como a influência psicológica pode modificar o efeito da medicação, para melhor ou para pior.

Como a influência cultural pode influenciar a produção de efeitos colaterais e reduzir o efeito esperado da medicação.

Leia mais
Equipe IbraPNL
A ESTRUTURA BÁSICA DA CORRUPÇÃO

A propina é fornecida por alguém competente a um solicitante necessitado. Competente e necessitado, entretanto, são papeis, não precisam ser condições reais. Como em muitas outras relações humanas, um papel dá origem ao outro e, na prática, não importa muito se a propina foi o resultado de uma oferta do competente ou de uma solicitação do necessitado.

Leia mais
Equipe IbraPNL
ALIENAÇÃO PARENTAL

A alienação parental é qualquer desqualificação do pai pela mãe ou da mãe pelo pai. A história acima mostra que a influência nefasta ocorre no modo como os filhos representam negativamente o pai alienado. É valioso observar que a representação negativa ocorre não apenas em relação ao pai desqualificado, mas também em relação ao pai que desqualifica. O prejuízo mais importante incide sobre a criança. Leia Mais …

Leia mais
SOBRE OS COMPRADORES COMPULSIVOS

Talvez por causa das festas do fim de ano, tenho tido perguntas sobre Compradores Compulsivos, como defini-los e se existe tratamento para tal transtorno. Não é muito fácil definir compulsão. Todos comem, muitos bebem, todos compram e, entre esses, alguns são comedores compulsivos, bebedores compulsivos, e os que quero mencionar, compradores compulsivos.

Leia mais
O Ejaculador Precoce

O Ejaculador Precoce não parece ter um problema sexual, pois é sexualmente intenso, tem provavelmente um nível alto de testosterona e não tem disfunção erétil. Sua preocupação em dar prazer à sua parceira, sua fidelidade a ela e seu medo de incomodá-la mais sugerem um problema relacional. Portanto, o tratamento deve incluir, além da resolução de seu conflito, um aumento da intimidade e da frequência das relações!

Leia mais
Plantão da PNL

O IBRAPNL apresenta toda quarta-feira à noite o Plantão da PNL, um ponto de encontro de Profissionais de todas as áreas que se interessam ou já dominam a PNL. Os temas são variados de palestras a cursos específicos. Sempre online e ao vivo pelo Zoom. Você pode se inscrever pelo Instagram do Instituto, que é o @ibrapnl Entra no Instagram, segue a conta e acompanha a programação por lá! Assim, não vai perder nada.

No dia 23 de setembro de 2020, às 19 horas, Maurício Tocafundo apresenta “O Supervisor de Vendas”. Uma aula de 2 horas especial para quem gerencia equipes e precisa gerar resultados de alta performance.

O PLANTÃO DA PNL É GRATUITO PARA OS SEGUIDORES DO INSTAGRAM! @ibrapnl

Informações pelo WhatsApp 31 987116942

Leia mais
Equipe IbraPNLIBRAPNL
SALA VIRTUAL: OS CRITÉRIOS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ATUAR ONLINE

Atendimentos de diversas naturezas, consultoria, coaching, consultas médicas, psicoterapia, aulas, reuniões, instruções e tantas outras coisas semelhantes, pessoalmente ou em grupo, podem ser realizados á distância, via Internet, para obter resultados iguais ou melhores do que as mesmas atividades feitas presencialmente. É importante enfatizar a possibilidade de conectar pessoas em qualquer parte do mundo e obter resultados que nunca poderiam acontecer de outro modo!

Leia mais
Equipe IbraPNLComentário
DESENTENDIMENTO PESSOAL OU FALHA DE COMUNICAÇÃO?

Brigas de casal e família nem sempre ocorrem por questões objetivas. Considerações importantes a respeito disso podem ser feitas para facilitar relações nesse momento de isolamento social. A comunicação tem muitas armadilhas. A mais importante delas reside no fato de que comunicamos ao mesmo tempo por nossos processos conscientes e por processos inconscientes, sendo que ambos têm funções muito diferentes.

Leia mais
Equipe IbraPNLComentário
LIDAR COM A DISCRIMINAÇÃO E RESPONDER A OFENSAS

LIDAR COM A DISCRIMINAÇÃO E RESPONDER A OFENSAS!!

Modelagem é o caminho pelo qual a Programação Neurolinguística revela a estrutura da habilidade de alguém. É a técnica das técnicas e propicia ao aplicador tratar cada situação como peculiar. Veja como a estrutura da discriminação pode ser útil para lidar de forma eficiente com essa questão.

Leia mais
PAIS MUITO DISPONÍVEIS

Nesse último final de semana tivemos o Curso para Líderes do IBRAPNL, A Gerência Baseada em Relações. Nesse treinamento abordamos as questões de como obter o melhor resultado de pessoas e isso inclui nossos filhos. Os filhos, na família, assim como nossa equipe no trabalho, precisam de orientação e direção com base no alinhamento com o propósito. A PNL pode contribuir para você compreender os processos mentais e as relações.

Leia mais