IBRAPNL — Instituto Brasileiro de Programação Neurolinguística
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Artigos sobre PNL

Como você compreende o todo?!

Não existem pessoas desorganizadas, mas estilos diferentes de organização. Cada um desses estilos pode parecer estranho, a ponto de ser rotulado de desorganizado ou caótico para quem não o compreende. Um ponto importante, mas nem sempre compreendido é o modo de apreensão do todo de cada um deles, que pode nos deixar confusos sobre com essa pessoa lida com a realidade.

O primeiro grupo, os sequenciadores apreendem o todo indo do detalhe, para o detalhe, para o detalhe, até formarem uma visão global de um aspecto da realidade com que estiverem lidando. A eles não satisfaz plano básico: querem o detalhamento completo daquilo que vai ser realizado. Um esquema é algo muito incompleto. Um procedimento precisa conter todos os detalhes.

O segundo grupo é o dos classificadores. São os que melhor compreendem a parte à luz do todo e estão sempre perguntando a que conjunto pertence determinada parte. A lógica das classes é seguida rigorosamente, para que nenhum elemento possa estar fora de seu grupo. O documento sempre será encontrado no diretório a que pertence. Não haverá um parafuso na gaveta dos pregos, nem uma meia na gaveta das cuecas.

O terceiro grupo é o dos agregadores. Para eles, tudo é parte de alguma coisa. Uma peça sempre se encaixará ao todo, não importa qual seja a mudança que precisará ser feito no conjunto das coisas para que nele se adapte. Daí sua facilidade de gerenciar pessoas. Todos são bem-vindos ao grupo e nele terão um papel. Não se perde uma pessoa, não importa o que saiba ou de onde tenha vindo. Todos querem pertencer ao seu grupo.

O quarto grupo é o dos analógicos. O que mais dá sentido ao todo é a metáfora, é a relação entre as partes. Não lhes importa os detalhes, nem as suas partes componentes, mas a relação entres os elementos de sua estrutura que vão determinar o processo pelo qual o todo funciona. Uma analogia pode ser feita, por mais caótico que o sistema pareça. Por isso lidam muito bem com o caos. A compreensão do processo segundo o qual o todo funciona produz intuições, geralmente não muito fáceis de compreender para os que compreendem o todo por outras formas.

A PNL compreender que todos os tipos de organização são bons! Para aprender mais sobre estes padrões, participe do curso completo de formação em PNL. Clique aqui, para mais informações!

-Mauricio de Souza Lima-

O Efeito Nefasto do Elogio

Elogios, cobranças, acusações, crítica, correções, julgamentos e diversas formas de ajuda são padrões de comunicação que afirmam algo sobre o mundo interno do interlocutor. Geralmente, isso tem a intenção, consciente ou não, de levar o outro a adaptar-se à expectativa do comunicador. Pode parecer estranho ou surpreendente que o elogio faça parte dessa lista. Talvez, exatamente por não parecer que pertence ao conjunto, o elogio seja o mais nefasto, o mais perturbador destes padrões!

O elogio deveria comunicar simplesmente o reconhecimento genuíno e espontâneo do resultado produzido pelo interlocutor, mas geralmente não funciona assim, porque não é dirigido ao seu resultado, mas ao seu mundo interno. O que poderia ser “Olha, você acertou”, é veiculado como “Nossa, como você é inteligente”! O segundo jeito deixa o interlocutor com a obrigação de acertar de novo e gera uma ansiedade desnecessária, aumentando a possibilidade de erro na próxima tentativa. A insistência nesse tipo de elogio com leitura de mente, isto é, com afirmações sobre o mundo interno do outro, acaba por produzir no outro um grande medo de errar. Pergunte a um procrastinador se ele foi uma criança ou um jovem muito elogiado e a resposta será um sim.

O elogio carregado de intenção de agradar, de educar, de estimular o outro, de influenciar e educar pessoas, pior do que ineficaz, é especialmente danoso, principalmente se for estruturado como leitura de mente. O processamento do elogio pela pessoa elogiada é o mesmo da cobrança, da acusação, e do autojulgamento e, mais do que esses, produz um impacto fortemente negativo sobre a autoestima da pessoa. Já o elogio espontâneo e genuíno, sem a intenção de influenciar o outro e com ênfase no resultado, pode até ser bom. Em geral, depois de muito experimentar, tenho preferido não me arriscar a elogiar, deixando para a própria pessoa a avaliação de seus resultados positivos!

-Mauricio de Souza Lima-

PNL para que? 5 razões para fazer um curso de PNL

Um curso de Programação Neurolinguística pode ser um investimento alto, não apenas de dinheiro, mas de tempo também. Você mesmo pode estar em conflito a respeito de se faz curso de PNL ou algum outro primeiro. Para ajudar nessa decisão, abaixo seguem os principais ganhos que as pessoas têm, ao fazer um curso de PNL:

 

  1. Crescimento pessoal: É impossível passar por um curso de PNL e não mudar algumas coisas a seu respeito. Para trabalhar dentro da lógica da PNL, é necessário mudar alguns paradigmas que acabarão deixando o seu modo de ver o mundo mais leve.
  2. Comunicação eficaz: No curso você irá aprender ferramentas para deixar a sua comunicação mais clara. Além de compreender melhor a funcionalidade da linguagem e aprender a colher informações mais objetivas das outras pessoas, você aprenderá a ver a sua comunicação pelo ponto de vista do outro, deixando-a muito mais compreensível e persuasiva.
  3. Relacionamentos melhores: No curso aprendemos a compreender o mundo interno do outro. Ao entender a lógica e critérios da outra pessoa, tendemos a ficar mais tolerantes e a encontrar qualidades onde antes víamos apenas problemas. Depois da PNL, as pessoas tendem não apenas melhorar seus relacionamentos, mas a serem mais felizes dentro de suas relações.
  4. Compreender como as pessoas funcionam: A PNL traz a forma de mapear o caminho pelo qual uma pessoa exerce uma habilidade ou como alguém faz para ter um problema. Descobrimos a sequência de passos, critérios, enfim, o processo cognitivo que leva alguém a ter uma determinada programação. Esse conhecimento pode ter várias utilidades. Podemos querer adquirir uma nova habilidade, transferi-la para alguém, ou mesmo selecionar pessoas. Podemos também ajudar pessoas a resolverem conflitos importantes.
  5. Inteligência Emocional: No curso do IbraPNL, especialmente, você poderá aprender como funciona a dinâmica das emoções e como utilizar melhor nossos sentimentos.

 

Estes são alguns dos ganhos que as pessoas têm, ao terminar o curso de PNL. Para saber mais sobre o nossos cursos, entre em contato conosco! Clique aqui para mandar uma mensagem ou ligue para (31) 3372-1308.

Equipe IbraPNL