EXISTE UMA HIERARQUIA HUMANA NATURAL?

A resposta é sim. Não é possível funcionar em grupo sem hierarquia e, com efeito, todos os animais de grupo se organizam hierarquicamente. Temos, entretanto, uma diferença importante: no grupo humano todos são referência para todos. Esse referimento mútuo torna o líder muito menos importante. Sua função principal é a de facilitar as referências e as relações no grupo. Na prática, quando não sabe fazê-lo, mais atrapalha do que ajuda.

Cada pessoa é referida ao líder do mesmo modo que a qualquer outro membro do grupo, o que possibilita sua substituição imediata, praticamente em qualquer circunstância. Sua substituição fácil e rápida se deve à estrutura recíproca e mútua do processo de referência e ocorre, seja necessário ou não. O bom líder organiza o grupo no mesmo sentido da habilidade que o ser humano tem de buscar referência no outro. O mau líder, ao contrário, atrapalha as referências mútuas e direciona o grupo no sentido da desorganização. Como não é fácil desorganizá-lo, em função da nossa grande habilidade de operar em grupo, continua a funcionar e a produzir, apesar do líder desorganizador, mas com insatisfação e baixa produtividade. Então, não é incomum ficarmos surpreendidos com uma equipe que funciona melhor na falta do chefe!

Em geral, quando um grupo (família, empresa, escola) tem problemas, a primeira coisa a ser verificada é a hierarquia. Mais de metade das vezes é a única, no sentido de que basta rearranjar a hierarquia para que tudo volte a funcionar bem novamente. O grupo se organiza pela hierarquia e o processo hierárquico propriamente dito é mais importante que os líderes! MAURICIO DE SOUZA LIMA TOCAFUNDO

INSTITUTO BRASILEIRO DE PNL IBRAPNL – 031-3372-1308