COMO LIDAR COM PERDAS INEVITÁVEIS

Muitos são os modos de lidar com perdas. Em nossa cultura, três são os modos mais comuns (1) recuperar o que foi perdido, (2) abrir mão, desapegar e despedir e (3) buscar na depressão um jeito de continuar a viver, como se não tivesse perdido.

Podemos, de uma forma simplificada, definir a depressão como a culpa por perder, a partir da ideia de que nunca se deve perder, de que alguém deveria ser “bom o bastante” para nunca perder nada nem ninguém. Então, se perdeu é porque não é boa o bastante! Na essência desse processo depressivo está o fato de que a pessoa, a partir de uma posição onipotente, não reconhece nem aceita a perda. Daí o “como se” não tivesse perdido. Na prática, a pessoa precisa reconhecer a perda, para (1) tentar recuperar o que foi perdido, quando a perda puder ser recuperada, ou (2) abrir mão, desapegar e despedir.

A resolução desse processo depressivo consiste em:

1.   Reconhecer, aceitar e respeitar a depressão e a culpa em que ela está baseada. Depressão = culpa por perder.

2.   Aceitar a mensagem da depressão de que “você perdeu e quer continuar a viver como se não tivesse perdido!”

3.   Pedir perdão às pessoas, especialmente à quem a quem se perdeu, pelo esforço que tem feito para ser alguém bom o bastante, para nunca nada perder, produzindo a ilusão de que é humanamente possível ter controle de tudo, a ponto de nada perder.

4.   Sentindo-se desculpada, a pessoa pode se despedir da pessoa perdida. Despedir-se com um Adeus, o que quer dizer entregar para Deus (universo, natureza).

RECONHECER E ACEITAR A DEPRESSÃO, A CULPA POR PERDER

1.   Peça desculpas à sua depressão, ao seu sentimento de Culpa por Perder, por você não querer considerá-lo plenamente e por todas as vezes que você o desconsiderou, passou por cima dele, não quis levá-lo plenamente em conta

2.   Converse com seu sentimento. Diga a ele que, em toda a sua vida, você nunca teve uma boa relação com ele, que você o evita, finge que ele não existe, enfim, que você o trata como se ele fosse seu inimigo... que você pede a ele desculpas por isso ... e que você não quer mais essa relação ruim com ele, que você o quer como seu aliado, não como seu inimigo!

3.   Peça desculpas ao seu sentimento de culpa por perder por você ter perdido a consciência do verdadeiro valor dele.

4.   Nessa relação melhor com seu sentimento de culpa por perder, deixe-o te dizer que você perdeu e está querendo continuar a viver como se não tivesse perdido. Escute-o com atenção. Essa mensagem, de extremo valor, pode não ser agradável de ouvir e é essencialmente verdadeira.

PEDIR DESCULPAS ÁS PESSOAS EM GERAL E A QUEM VOCÊ PERDEU

1.   Peça ao seu sentimento de culpa por perder que ele peça desculpas às pessoas, em seu nome, em especial a quem você perdeu, pelo esforço que tem feito para ser boa o bastante para não perder nada nem ninguém, produzindo a ilusão de que não perder poderia ser possível; produzindo nas pessoas também a ilusão de que a perda deve ser responsabilidade sua...

2.   Peça ao seu sentimento de culpa por perder que peça desculpas a quem você perdeu por tê-la perdido

DESPEDIDA

1.   Despeça-se da pessoa a quem você perdeu com um Adeus. Ao despedir-se com um Adeus, entregando-a a Deus (ao universo, à natureza) imagine que ela se foi com a luz (de Deus, do universo, da natureza).

2.   Experimente pensar na pessoa a quem perdeu com amor. Isso será possível se o amor tiver ido para o lugar da culpa. Se não for capaz de pensar na pessoa com amor, provavelmente a culpa ainda prevalece. Aprofunde o pedido de desculpas e refaça a despedida, até que o amor entre fortemente no lugar da culpa!

MAURÍCIO TOCAFUNDO - IBRAPNL - 31 33721308